Por que o cão “Nelsinho” mesmo tendo dono e um lar para viver, passa a maioria do dia na rua e na escola?

O projeto foi realizado com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I, com os alunos  do 3º,4º e 5º anos, com a  professora Cássia Roberta da Silva, no município de  Venâncio Aires/RS, na Localidade de Linha Cerro dos Bois, no qual tivemos a ideia de fazer o projeto do cão “Nelsinho”, devido ao fato de  vir diariamente na escola, até de participar nas atividades com os alunos, de andar longos caminhos e sempre estar na “rua”, mesmo tendo um lar e dono.  

O nosso projeto recebeu o nome “Do lobo ao cão”no início, após prévias pesquisas e de assistir um documentário sobre a origem dos cães. mais tarde resolvemos trocar o título para: “ Por que o cão “Nelsinho”, mesmo tendo dono e um lar para viver, passa a maioria do dia na rua e na escola?. Onde em 2007 havia uma aluna que estudava na escola Dom Pedro I, chamada Érica, que tinha um cão chamado Campeão, este sempre acompanhou a Érica à escola, até o ano de 2011. Ela possuía dois medo um de vir sozinha para a escola outro de perder o pai.
Mesmo a aluna Érica ter saído da escola o Campeão continuava a saga de vir, ficando alguns períodos e mantendo com frequência as visitas. Depois da morte dele, tendo a suspeita do filho que recebeu o nome de “Nelsinho”, começou a saga igual ao pai de vir na escola, mesmo ele tendo dono e um lar, ele aparece com frequência na escola. Ele anda um trajeto muito grande da casa dele até a escola. O que nos deixa curiosos é o fato dele ter dono e lar para morar. E mesmo assim vive grande período do dia na rua, na escola ou nas casas dos alunos. Hoje em dia o “Nelsinho” está sempre aqui na escola cuidando da gente sendo nosso cusco.

Aprendemos muita coisa sobre os cachorros, sua origem e evolução. Que o cachorro “ Nelsinho” anda nas ruas mesmo tendo  dono e um lar para viver é pelo fato de ficar sozinho durante o dia, pois as pessoas da casa saem para trabalhar fora.  Por ser um cachorro meigo, carinhoso e protetor, vem para a escola pelo fato de receber carinho, atenção e sobras do lanche. Ou a hipótese de ser filho do Campeão que acompanhava a Érica na escola, ter herdado essa característica de andar pelas ruas durante o dia.

Concluímos também o fato de ser de origem selvagem ( Lobo) que tem o hábito de sair à procura de alimentos e, também por ter se tornado doméstico durante sua evolução. Desse modo justifica o fato de andar nas ruas e acompanhar alguns alunos na hora de irem embora, indo até um pedaço, durante o dia e nos finais de semana acaba nas casas de alguns alunos. Chegamos até a realizar uma enquete para descobrir com nossa família o motivo do Nelsinho vir e andar nas ruas, foram inúmeras respostas que deixaram nós com dúvidas também.

E durante a saída de Campo recebemos mais um propósito de pesquisa : Procurar órgãos responsáveis pela qualidade de vida e proteção dos animais no Município para ter mais informações dos caninos e ajudar o dono do Nelsinho, na castração dele e de seus descendentes, sendo solicitado por ele durante a visita. E pretendemos visitar uma clínica veterinária para pesquisar.

E com o gráfico percebemos que não existe uma casa sem cachorros, tendo mais cachorros do que pessoas na residência. Chegando na média de um cachorros por pessoa.

 Aprendemos muita coisa sobre os cachorros e, ainda continuamos pesquisando iremos realizar visitas para verificar os cuidados que há no município com animais abandonados e desenvolver um projeto de ajuda para o dono do “Nelsinho” para castrar e auxiliar na alimentação e doação dos seus descendentes.

 E a importância da herança genética herdada de seu suposto pai e até mesmo dos ancestrais.

 

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Produzido por alunos de 4º ano da Escola EMEF Dom Pedro I para o desafio Responsabilidade Ambiental por Toda Parte, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História, com apoio das empresas Alliance One Brasil e America Tampas. O desafio, que contou com a participação de 20 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, teve o objetivo de mobilizar os alunos a identificarem e registrarem boas práticas ambientais na sua comunidade escolar.

quiz sobre Desafio Responsabilidade Ambiental: apoio Alliance One e América Tampas