Castelhano, o arroio que abastece Venâncio Aires

É tão fácil abrir a torneira para pegar água para beber, que, muitas vezes, a gente nem imagina todo o caminho que ela percorre para chegar até ali. O arroio Castelhano é a principal fonte de água de Venâncio Aires. Ele nasce em Linha Datas, no extremo Norte do município, na divisa com Boqueirão do Leão, e tem mais de 100 quilômetros de extensão.

Nesse caminho, percorre diversas localidades do interior de Venâncio, onde se une com outros córregos, sangas e vertentes – são os chamados afluentes do arroio. Ele também passa pela zona rural de Santa Cruz do Sul. No entanto, a maior parte da bacia do Castelhano (em torno de 72%) fica em Venâncio Aires. O fim desse caminho é o rio Taquari, onde o Castelhano deságua.

No verão, muitas pessoas aproveitarem para tomar banho, se refrescar e fazer piquenique próximo ao arroio. Antigamente, isso era ainda mais comum, pois não havia tanta poluição e era possível até mesmo pescar nas águas do Castelhano. Se você conversar com alguém mais velho, com certeza vai ouvir alguma história assim!

O arroio Castelhano também passa pela cidade. Você já deve ter passado por ele, no Acesso Grão-Pará, próximo da academia ao ar livre. Naquele local, a água é captada e levada por canos para a Estação de Tratamento de Água (ETA), que fica no bairro Morsch. De lá, ela sai potável, para que fique potável e possa ser bebida pelas pessoas. No total, são cerca de 51 mil moradores de Venâncio que recebem a água do Castelhano.

Todo esse trabalho é feito pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que é a responsável por garantir que a água chegue em todas as casas. Por segundo, são 150 litros de água tratados pela Corsan. Por dia, nove a dez mil litros de água são consumidos em Venâncio. Você consegue imaginar o quanto isso representa? Viu só a importância de preservar o Castelhano?

Glossário

Bacia hidrográfica é a área do território composta por um rio ou arroio principal e seus afluentes, que escoam para o mesmo curso d'água, abastecendo-o. 

Saiba mais

Um guardião do Castelhano: conheça a história de Pedro Führ. Ele conhece o Castelhano desde criança e tem boas lembranças das pescarias no arroio, junto com o pai, quando as águas não eram poluídas. O amor pelo Castelhano é tão grande que ele é uma espécie de guardião do arroio: já plantou muitas árvores e recolheu muito lixo nas margens.

Sangas em Venâncio Aires: você sabia que na área urbana de Venâncio Aires são dez sangas que percorrem a cidade? Muitas delas estão canalizadas e passam despercebidas. A gente anda em cima delas e nem percebe! Saiba mais sobre as sangas em Venâncio nessa reportagem publicada pela Folha do Mate.

QUIZ | CLIQUE AQUI PARA TESTAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O ARROIO CASTELHANO

quiz sobre Geografia

QUIZ | Localização e área

responda aqui

QUIZ | O surgimento da cidade

responda aqui

QUIZ | Castelhano

responda aqui