Escola Municipal de Ensino Fundamental Narciso Mariante de Campos

Algumas pessoas da comunidade tinham um sonho de construir uma escola na localidade de Linha Tangerinas para que seus filhos pudessem estudar. As demais escolas eram mais distantes. A escola de Vila Arlindo que era a mais perto ficava a mais de cinco quilômetros, e naquela época não tinha transporte escolar fazendo com que os alunos fossem a pé, de charrete ou a cavalo.

 

O Sr. Inácio Assmann, morador daquela localidade, ofereceu um terreno ao lado de sua casa para a Prefeitura Municipal de Venâncio Aires construir uma escola. O prefeito Rony José Mylius aceitou a oferta e autorizou a construção, disponibilizando dois pedreiros, os materiais e pediram ajuda da comunidade, uma dessas pessoas era o Sr. Ornélio Sausen.

Após a escola ser construída, ela recebeu o nome de Escola Municipal de 1º grau Incompleto Narciso Mariante de Campos em homenagem ao Sr. Narciso Mariante de Campos, que nasceu em Vila Mariante, em 7 de março de 1863. Destacou-se na vida política assim como pai de numerosa prole, educando seus filhos para um bom desempenho na vida. Exerceu diversos cargos públicos: delegado de polícia, coletor Estadual e prefeito. De 1897 a 1904 esteve à testa do executivo Municipal dando-nos o exemplo de bom administrador. Faleceu em Porto Alegre aos 9 de agosto de 1956, com 93 anos de idade. 

Inauguração

Com isso, aos doze dias de setembro de 1976 realizou-se na localidade de Linha Tangerinas o ato de inauguração do novo prédio da Escola Municipal Narciso Mariante de Campos construído pela prefeitura Municipal. Estiveram presentes o Sr. prefeito Municipal bel Rony José Mylius, a secretária Municipal de Educação, profa Noemy da Costa Machado; a Sr. diretora da escola, prof. Nelcilia Teixeira; dos membros da CPM, do Sr. prefeito, Lauro Bucher, dos vereadores, dos demais professores da escola, de supervisoras de ensino, de familiares do patrono da escola, dos alunos e amigos. Inicialmente foi cantado o hino nacional. A seguir, fez uso da palavra a diretora da escola saudando os visitantes; depois, os alunos apresentaram contos, exaltando a pátria e, em seguida, falou o Sr. presidente do CPM, Sr. Ornélio Sausen. Logo após, realizou-se o ato de inauguração, cortando a fita o Sr. Prefeito Municipal.

Em continuação foi leiloada as chaves das portas principais do prédio. A solenidade foi encerrada com a celebração de uma santa missa celebrada pelo Pe. Décio Weber, Vigário da paróquia de Venâncio Aires. Ao meio dia foram as autoridades homenageadas com um churrasco de confraternização, oferecido pelo CPM.

A estrutura da escola antigamente era bem diferente, toda ela de madeira, onde hoje é o pavilhão. As aulas eram feitas nesse espaço, em que havia um banheiro, uma sala que era de 1ª a 4ª série.

Melhorias

Em 1983 foi realizada a construção de um novo prédio, com uma despensa, direção, duas salas e dois banheiros. 

No ano de 2008 foi realizada uma reforma, e é exatamente como está hoje, com três salas, informática, sala de recursos, direção, três banheiros, refeitório (com cozinha e mesas) e um saguão de entrada.  

No passado a escola tinha um funcionamento diferenciado, as aulas eram dadas em só uma sala que era da 1ª a 4ª série, não tinha direção e refeitório, então, as professoras tinham que fazer o lanche. 

Antigamente o pavilhão era a escola e com uma estrutura de madeira. Em 29 de dezembro de 2000 ele se tornou o que conhecemos hoje, foram e são feitos vários eventos neste espaço com a parceria do Clube de Mães, Festa da Terceira Idade, eventos escolares como São João, Natal, Semana do Meio Ambiente, Mostra de Trabalhos Escolares, apresentação de teatro.

 

Projetos

A Emef Narciso Mariante de Campos, nomeação essa recebida no ano de 1998, desenvolveu em 2022, diversos projetos como Valorizando o Cerro do Baú: uma maravilha natural de Venâncio Aires, Sementes X Verde é Vida, Cuidando do Meio Ambiente: e o nosso lixo?, Banco de Sementes e Girassol. Lembrando que em cada ano aqui trabalhado, muitas foram as atividades que tiveram destaques.

Esta instituição de ensino foi, e é, até hoje, um espaço de aprendizagem que evolui com o passar do tempo, transformando vidas e almejando o sucesso de seus alunos.

Muitas foram as pessoas que tiveram grande importância nesse educandário, passando e deixando o seu conhecimento a várias gerações e ao mesmo tempo levando um pouco de cada um para sua vida. Entre professores, funcionários, alunos e estagiários, apresenta-se abaixo uma lista daqueles que fizeram a diferença na vida de tantos estudantes.

 

PROFESSORAS

Maria Cacilda Hermes – 1969

Alilia Schwengber – 1975

Marli Terezinha Furtado – 1976

Nelcilia Teixeira - 1977

Lori Stroschöen – 1978

Adiles Schwengber – 1979

Aíria Schwengber Bruch – 1980

Irinita Irene Naue – 1983

Ivone Inês da Costa Ferreira – 1983

Ilaci Stein Simon – 1983

Neusa Terezinha Lehmen Griesang – 1986

Rosane Lúcia Furtado Nottar – 1986

Marinês Assmann - 1987

Ana Maria da Silva Sehn – 1989

Lorena Maria Fischer – 1989

Nádia Maria da Silva – 1989

Sandra Elisa Kroth Stertez – 1993

Marlúci Ghres – 1993

Jeane Thomaz da Silva Brandenburg – 1993

Séldia Vanes Teixeira Treib – 1995

Vera Lúcia Heck Muller – 1995

Mônica Cristina Lehmen – 2001

Ana Paula König – 2002

Jaqueline Daniela da Rosa - 2002

Clarice Heling Niedermeyer – 2003

Simone Beatris Henn – 2004

Marilana da Silva Weber – 2005

Eliana Beatris Jantsch – 2005

Rosemeri Graciela Neu – 2005

Nara Maria Moura – 2006

Silene Ebert da Rosa – 2007

Bianca Toiller da Silva – 2007

Vivian Cristine Hickmann – 2011

Vivian Cristine Hickmann – 2011

Adriana Cristina Gregory - 2011

Liliana Becker – 2012

Liliane Schafer da Cruz – 2012

Luciana Vanelise Santos -2013

Marli Terezinha Heger Ferreira – 2013

Márcia Konzel Schuster – 2013

Cristiana Treib Moraes – 2014

Bárbara Wietzke de Lara – 2014

Mirella Andiara Schwingel – 2016

Martha Nilsa Santa Weidle – 2016

Daniela Bergenthal Nunes – 2016

Mariéle Vanessa Pinto – 2016

Fabiana Martins Fontoura – 2017

Fernanda Beatriz Thoebe – 2017

Ângela Facchi – 2017

Keula Maqueli Closs - 2018

Priscila Wagner Pereira – 2006 até o momento

Elisabeth Meinhardt – 2018

Júlia Helena Melz – 2020 até o momento

Cláudia Luana Santiago Lenhart – 2022

Luciene Bastos Iochims - 2021

Heloisa Ensslin - 2022

PROFESSORA HORA ATIVIDADE

Neuza Rasbold Teixeira - 2018

Alexandra Mendes Borges – 2019

Scheila Maria Schoepf – 2019

Vanessa Moniqueli Gomes – 2020

Cláucia Cristina Danetti – 2021

DIRETORAS

Alilia Schwengber - 1975

Ivone Inês da Costa Ferreira - 1985

Rosane Lúcia Furtado Nottar – 1989

Vera Lúcia Heck Muller – 2001 até 2019

Júlia Helena Melz – 2020 até o momento

FUNCIONÁRIAS

Iliane Janete da Rosa – 2000

Claimeri Maristela Neu Stein – 2008

Fabiana Stein da Silveira – 2009

Anelise Heinen Böhn – 2009

Adriana Inês Theis – 2011

Silvia Maria de Andrade -2012 até o momento

ESTAGIÁRIOS

Josi Toillier - 1999

Luana Weber – 2017

Ligiane Marilene Schwengber de Queiroz -2019

Eliana Strohm – 2020

Os dados atuais (2022) da Emef Narciso Mariante de Campos são uma funcionária, cinco professoras, uma professora de Sala de Recursos, uma supervisora e 64 alunos.

Entrevista

Para fazer esse resgate histórico, no dia 15 de julho de 2022, realizou-se um painel no pavilhão da escola, em que estiveram presentes o Sr. Ornélio Sausen (comunidade), a Sra. Marinês Assmann (comunidade), a Sra Vera Muller (ex-diretora), a Sra. Silene da Rosa (ex-professora), a Sra. Clarice Niedermeyer (ex-professora), a Sra. Jaqueline da Rosa (ex-professora),  a Sra. Luíza Kurtz (ex-aluna e presidente do APM), o Sr. Volnei Ruaro (ex-aluno) e a Sra. Julia Melz (atual diretora), para compartilhar informações, histórias e experiências vividas na Narciso. Foi um momento de muita emoção e reencontro entre ex-alunos, ex-professores e pessoas da comunidade. O espaço estava decorado com projetos dos atuais alunos, fotos antigas e muitas memórias.

Símbolo da escola

O símbolo da escola de Linha Tangerinas é uma Tangerina com um livro e o nome da escola descrito nele. Esse símbolo foi criado pelo filho da professora Marilana da Silva Weber, Matheus Weber. Na época ele tinha apenas 12 anos e foi desafiado a fazer um símbolo que representasse a escola, assim o mesmo desenhou em uma folha uma tangerina, com braços, segurando um livro, e nele está escrito o nome Emef Narciso Mariante de Campos.

******************************************************************************************************************************************************

Produzido por alunos da turma de 4º ano da Emef Narciso Mariante de Campos, este conteúdo é uma das produções do desafio Minha Escola na História, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História. O desafio, que mobilizou 23 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, tinha como objetivo mobilizar as instituições de ensino a escreverem reportagens que relatassem a história do educandário e possa servir de pesquisa para alunos e a comunidade em geral.

Glossário

Prole são pessoas que descendem de um indivíduo ou um casal.

Patrono é uma pessoa reconhecida pela sua competência em uma determinada área.

Leiloado é algum objeto vendido em leilão.

Solenidade é uma cerimônia formal para inaugurar ou declarar algum título.

quiz sobre Minha Escola na História

QUIZ | Escola José Duarte de Macedo

responda aqui