Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II está localizada no estado do Rio Grande do Sul, no município de Venâncio Aires, no sétimo distrito, em Linha Hansel, próximo a RST 287. A escola foi fundada em 19 de abril de 1941, antigamente funcionava em uma salinha ao lado da igreja Três Mártires.

O educandário passou por diferentes períodos e muitas mudanças, depois da fundação da escola em 1941, o Conselho Estadual de Educação denominou Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Dom Pedro II, já em 17 de agosto de 1978 oficializada a data de início de funcionamento da escola já existente, que passou a chamar-se Escola Municipal Dom Pedo II - 1ª a 5ª série, conforme a lei municipal de dezembro de 1998, em 14 de maio de 2002, de acordo com a ata 03/2002, foi alterado o nome CPM (Círculo de Pais e Mestres) para APM (Associação de Pais e Mestres). As autorizações para funcionamento de séries para completar o Ensino Fundamental na escola, aconteceram em janeiro de 1993, quando foi solicitado ao Conselho Estadual de Educação a implantação da sexta série, na época não haviam recursos para a construção de salas, estendendo-se então até o ano de 2000. A autorização de funcionamento da sétima série aconteceu em 10 de agosto de 2001, pelo Conselho Municipal de Educação e da oitava série em 25 de setembro de 2002, já a transição de série para ano ocorreu em 2005, conforme Lei Nacional n° 11.114 de maio de 2005.

 

Histórico

Acredita-se que a escola recebeu o nome de Dom Pedro II pelo motivo de que por volta de 1850 e 1880, o imperador Dom Pedro II e sua comitiva, haviam passado pela localidade da Estrada Real, construída por escravos na época do Brasil Império, estrada que liga Passo do Sobrado à Venâncio Aires, na época a localidade era chamada de Campestre.

Segundo pesquisas e entrevistas, sabe-se que a primeira diretora do educandário foi Odete Hansel, por volta de 1954, anterior a esta data acredita-se que haviam somente professoras e secretárias. No início da história da escola haviam poucos alunos, poucas salas de aula e as estruturas eram precárias, muitas coisas eram diferentes, encontramos em alguns registros que em 1969 havia aproximadamente 70 alunos, divididos em quatro turmas, entre primeira e quarta série, em quatro salas de aula, uma cozinha pequena de chão batido e um pátio de terra, onde a merenda escolar era feita pelas próprias educadoras, bolinhos de farinha de trigo com ovos.

Estrutura

Hoje a realidade já é bastante diferente, contamos com 19 professoras na escola, três funcionárias, um secretário, uma diretora - Márcia Eggers, e duas vices diretoras - Júlia Ferreira e Sabrina da Rosa. O número atual de alunos também se modificou, hoje contamos com 180 alunos, oriundos da localidade e de localidades vizinhas. Na estrutura física da escola, contamos com seis salas de aula, uma biblioteca, cozinha, refeitório amplo, sala de informática, sala de recursos, sala de direção, secretaria, sala dos professores, um banheiro feminino, um banheiro masculino e um banheiro adaptado para cadeirantes, a estrutura da escola ainda conta com dois almoxarifados, pátio coberto, pracinha e utilização do ginásio de esportes, que fica ao lado da escola.

O ginásio de esportes da comunidade de Linha Hansel, fica localizado ao lado da escola e é utilizado tanto pela comunidade como pela escola em aulas de educação física, eventos e festividades. O ginásio foi construído em 1986, contendo mais de 800 metros quadrados e é utilizado pela escola, pois toda a parte de cozinha, copa e banheiros do mesmo foi construído em uma parte do terreno da escola, doado na época, pois precisava-se uma metragem maior para construção total do projeto e por este motivo a escola pode usufruir desta construção para atividades sem pagamentos de taxas.

Em entrevista com um ex aluno da escola e hoje pai de dois alunos, ele relembrou momentos marcantes da época de aluno. Seu Jaime Airton Hansel, veio até a escola para participar de uma roda de conversa com os alunos e contou que estudou na escola entre os anos de 1967 até 1971, durante este tempo o que mais ele lembra são dos piqueniques que aconteciam na semana da criança, no qual os alunos eram levados até o campo de futebol do Monterey, lá eram realizadas brincadeiras e as professoras faziam uma galinhada para os alunos, ele lembra ainda da diferença do mobiliário da escola, naquela época as classes eram feitas de madeira com banco, em um único móvel, as mesas da cozinha eram feitas de madeira rústica com tábuas e cavaletes, assim como os bancos. Ele lembra ainda, que as professoras eram bastante próximas e que ele teve aula com sua mãe e sua tia Odete Hansel e Odir de Alemeida.

Hoje a escola destaca-se por excelentes projetos desenvolvidos pelos alunos e educadoras, projetos valiosos para a vida escolar dos alunos, formação como cidadãos e como aprendizagem para a comunidade como um todo, a escola é exemplo de formação, educação e família, tanto para os alunos que aqui estudam como para quem faz deste lugar o seu local de trabalho.

***********************************************************************************************************************************

Produzido por alunos da turma de 4º ano da Emef Dom Pedro II, este conteúdo é uma das produções do desafio Minha Escola na História, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História. O desafio, que mobilizou 23 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, tinha como objetivo mobilizar as instituições de ensino a escreverem reportagens que relatassem a história do educandário e possa servir de pesquisa para alunos e a comunidade em geral.

Glossário

Comitiva é um grupo de pessoas que acompanha alguém ou uma determinada ação;

quiz sobre Minha Escola na História

QUIZ | Escola José Duarte de Macedo

responda aqui