Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida

O Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida localizado na rua Jacob Becker, número 1279, bairro Centro de Venâncio Aires, iniciou suas atividades no dia 1º de julho de 1941. Nesta reportagem, apresentamos um breve relato sobre a história e momentos marcantes da escola ao longo da sua trajetória na comunidade de Venâncio Aires.

Criação do Jardim de Infância

O Cônego Albino Juchem, pároco de Venâncio Aires, em um contato com as supervisoras da Congregação das Irmãs da Divina Providência, solicitou a vinda de uma religiosa com preparação pedagógica para iniciar um Jardim de Infância. Seu pedido foi atendido. As supervisoras enviaram Irmã Ludberga que chegou no dia 23 de junho de 1941.

Irmã Ludberga, a princípio, fez parte da comunidade do Hospital. Na Aliança Católica, prédio velho bastante danificado, localizado na esquina da Rua Osvaldo Aranha com a Jacob Becker, foi preparada uma sala para funcionar o Jardim de Infância, que foi o modesto início do atual Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida. No dia 1.° de julho de 1941, foi inaugurado o Jardim de Infância com o nome Santa Teresinha contou com a matrícula inicial de 45 crianças.

Primeira Turma da Educação Infantil - 1941

Fundação da Escola Primária

No ano de 1942, a Sociedade Aliança Católica, entidade pertencente à Paróquia São Sebastião Mártir, já não mais correspondia às suas finalidades e, por isso foi dissolvida. No estatuto constava que a propriedade deveria ser entregue a uma Congregação Religiosa, caso não mais funcionasse. Então, Cônego Albino Juchem enviou correspondência ao Bispo de Porto Alegre, sugerindo que a Aliança fosse doada às Irmãs da Divina Providência, pelo fato de já estarem estabelecidas aqui. Faltava corresponder ao grande sonho das lideranças de Venâncio Aires. Dirigiram-se a Florianópolis, sede das Irmãs da Divina Providência, e falaram com a Madre Benvenuta. Ela aceitou e veio a Venâncio Aires conhecer a realidade da nova fundação. No local, onde foi demolido o prédio da Aliança, construíram três salas de aula e, no dia 15 de fevereiro, chegou a Irmã Laurinês para assumir a direção da escola.

Escola primária

As aulas do primário iniciaram no dia 1.° de março de 1943 com matrícula inicial de 150 alunos. Funcionaram as cinco séries do primário e D. Antônio Reis, bispo de Santa Maria, de passagem em sua terra natal, visitou a escola e sugeriu que ela fosse denominada: Escola Nossa Senhora Aparecida. Ao lado da escola na esquina Jacob Becker com a rua Tiradentes, havia um prédio do Grêmio Gaúcho que, em 1944, foi dissolvido. O terreno e o prédio foram doados à Congregação. Com a aquisição desse prédio foi possível abrir um internato para meninas. Em fevereiro, veio a Irmã Leopolda para cuidar do internato, que contava com 25 meninas.

Fundação do Curso Ginasial

Em março de 1951, iniciou o Curso Ginasial em uma sala provisória. O curso foi aberto para ambos os sexos, o que era inédito naquela época. Foi permitido por uma licença especial concedida pela Madre Egydia, a pedido dos alunos. Mesmo assim, permaneceu o desejo da população de terem um Ginásio Masculino, dirigido por Irmãos Maristas ou Lassalistas , a exemplo do Colégio São Luís de Santa Cruz do Sul. Essa inspiração em parte veio a se concretizar em 1965, com a criação do Colégio Estadual Cônego Albino Juchem, a princípio destinado apenas para meninos. No entanto, não foi dirigido por religiosos e passou a ser uma escola para ambos os sexos.

Em 1951, no dia 16 de dezembro, foi lançada a pedra fundamental para a construção da 1ª ala do Colégio. Mais tarde, em 13 de outubro de 1954, começou a construção da 2ª ala do Colégio, esta foi concluída no dia 03 de abril de 1956. Em novembro de 1959, iniciou a construção da 3.ª ala do Colégio, até a esquina da rua Tiradentes. A obra foi concluída no dia 18 de dezembro de 1960.

 

O ano de 1954 iniciou com 422 alunos. A escola se distinguia pela eficiente aprendizagem e pela atuação social e artística dos alunos. No final do ano, foi celebrada a Formatura da 1ª turma de ginasianos, a primeira formatura da história de Venâncio Aires.

Primeira Formatura da História de Venâncio Aires

Em 1955, teve início o Curso Normal sob a direção da Irmã Nísia, secretária Irmã Clementina e tesoureira Irmã Maria Gertildes. No dia 6 de dezembro ocorreu a solenidade de formatura da primeira turma de normalistas. Pela parte da manhã, houve a missa festiva na Igreja Matriz e a noite houve a entrega dos diplomas com uma cerimônia festiva no Cine Imperial.

Primeira Turma de Formandas do Curso Normal

No dia 9 de outubro de 1976, foi realizada uma reunião com a Comissão Executiva da Província a fim de estudar, juntamente com Associação de Pais e Mestres e com as Irmãs do colégio, a possibilidade de construir um Ginásio de Esporte. Durante dois anos, um trabalho em conjunto da Associação de Pais e Mestres, cujo presidente era o Itor da Rosa, da escola e da Sociedade Sulina Divina Providência, não mediram esforços para juntar fundos para construção do ginásio. No dia 30 de junho de 1978, foi inaugurado, solenemente, o Ginásio de Esportes do Colégio, o primeiro ginásio de esportes de Venâncio Aires. O mesmo passou a ser conhecido pela sigla Arca – Área Recreativa Colégio Aparecida resultado de concurso realizado com os alunos.

Como escola, temos um grande sonho, aquele que nos anima, nos impele para a frente, sem medo de derrotas, mas com certeza de que a cada dia conquistamos um pedacinho desse sonho. Assim, nesse espírito, a cada ano, repensamos nossa prática, revendo quais os ajustes que serão necessários, quais os novos rumos que devemos tomar para continuar a caminhar.

Nossa eterna gratidão as Irmãs da Divina Providência que plantaram uma semente, acreditando no sonho de uma comunidade, que continua dando muitos frutos.

Produzido por alunos da turma de 4º ano do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, este conteúdo é uma das produções do desafio Minha Escola na História, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História. O desafio, que mobilizou 23 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, tinha como objetivo mobilizar as instituições de ensino a escreverem reportagens que relatassem a história do educandário e possa servir de pesquisa para alunos e a comunidade em geral.

Glossário

Danificado é o mesmo que estragado;

Modesto é algo simples;

Dissolvida(o) é algo que foi desfeita(o);

Estatuto é um conjunto de regras e leis definidas por uma instituição;

Provisória está relacionada a algo que não é por muito tempo;

Solenemente é um evento formal;

Impele é o mesmo que estimular;

quiz sobre Minha Escola na História

QUIZ | Escola José Duarte de Macedo

responda aqui