Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental Cidade Nova

As Escolas Municipais Cidade Nova, Benno Breunig e Otto Brands foram construídas em 2000. Consideradas as escolas ‘trigêmeas’ foram inauguradas no governo do prefeito Celso Artus e do secretário de Educação José Roberto Bremm.

No início, elas receberam o título de trigêmeas, pois tinham a estrutura física igual, mas agora é apenas a data de fundação que as torna trigêmeas, pois cada uma foi tendo ampliações e modificações em sua estrutura, novas salas e ginásio, e criando dessa forma, a sua própria identidade.

Conforme relatos da comunidade, essa envolveu-se no processo de implantação da escola, visto que era um sonho antigo. Primeiro, a associação de moradores abriu mão da área para que a escola fosse construída. Após, em forma de mutirão, dezenas de pessoas colaboraram na construção, limpeza e outras iniciativas. A localização é privilegiada no bairro Cidade Nova, tendo uma grande área, onde se poderia mais tarde ampliar a escola construir um ginásio de esportes.

A Emef Cidade Nova começou suas atividades em 12 de abril de 2000, no qual recebeu o nome em homenagem ao bairro Cidade Nova. Sendo localizada na rua Fernando Bencke, n° 745, Bairro Cidade Nova, Venâncio Aires. Iniciou com 142 alunos do Pré à 4° série. Somente no ano seguinte que a escola passou a atender toda a demanda do ensino fundamental completo. A primeira diretora foi a professora Loiva Ferraz Henicka, sucedida por Lucianne M. Da Silva. Hoje a diretora atual é Rosemeri Cecilia Beier.

No ano de 2020 a Escola municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova passou a denominar-se Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental Cidade Nova. Hoje a escola conta com uma diretora, Rosemeri Cecilia Beier, duas vices, Gilvana Bender Hoppe e Cristina Kroth, duas profissionais na supervisão escolar e dois profissionais na orientação escolar, trinta e dois professores e cinco funcionários, oito estagiários e 300 alunos frequentando a mesma.

A escola oferece turno integral, para alunos de pré e 1º ano e, desde 2018, conta com uma banda própria.

Para a diretora Rosemeri Cecília Beier, a principal evolução nos 22 anos foi a disciplina na escola. “Foi um trabalho de formiguinha com toda a comunidade escolar, com alunos, pais e professores. Hoje percebemos que as regras são mais respeitadas e existe disciplina”. 

                                                                                                      ***********************************************************

Produzido por alunos da turma de 4º ano do Ensino Fundamental da Emef Cidade Nova, este conteúdo é uma das produções do desafio Minha Escola na História, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História. O desafio, que mobilizou 23 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, tinha como objetivo mobilizar as instituições de ensino a escreverem reportagens que relatassem a história do educandário e possa servir de pesquisa para alunos e a comunidade em geral.

Glossário

Ampliação é a ação de deixar algo maior.

Implantação é quando se coloca, fixa alguma coisa.

Demanda é uma um pedido ou exigência.

 

quiz sobre Minha Escola na História

QUIZ | Escola José Duarte de Macedo

responda aqui