Escola Estadual de Ensino Fundamental Brígida do Nascimento

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Brígida do Nascimento, fundada em 25 de maio de 1959, surgiu a partir da necessidade dos moradores da região, que na maioria eram pedreiros, operários, agricultores, domésticas, lavadeiras e cozinheiras, pois as crianças do local precisavam se deslocar para escolas que ficavam distantes.

Então o casal Yolita da Cruz e Antão Pereira Portella emprestaram uma casa de madeira para que três professoras, Claudete Pochmann, Venilda Ferreira da Silva e Louri Herzog, e 40 alunos pudessem estudar. Estes também receberam ajuda de doações de uniformes das Irmãs da Divina Providência. Inicialmente a escola era chamada de 'Escola Brígida Joaquina do Nascimento' em homenagem à senhora Brígida Joaquina do Nascimento que doou muitas terras para construções importantes de Venâncio Aires. Entre eles, os lotes para a construção da capela e mais tarde da Igreja Matriz, no centro.

 

Com o passar do tempo o espaço da escola ficou apertado, pois o número de alunos aumentou. Assim em 1962, a família de dona Yolita, (neta de Dona Brígida) entregou o terreno para a construção do novo prédio, localizado na Rua General Osório, nº 2251, onde hoje ainda está funcionando o colégio.

Ao longo dos 63 anos, desde a primeira diretora, Venilda Ferreira da Silva, até a atual, Karla Naue, muitas mudanças aconteceram e sem dúvidas as constantes ampliações e reformas marcaram e continuam construindo a história da escola. A linha do tempo nos mostra que em 1976 houve a ampliação de novas salas e a atual fachada e mais tarde a construção da quadra. Em 2005 aconteceu a construção do segundo piso, em 2014 a entrada foi reformulada. Em 2022 está sendo feita a restauração da parte externa e a troca do piso de algumas salas de aula. Atualmente a escola Brígida funciona nos turnos da manhã e tarde, com turmas de 1º ao 9º ano, tem 158 alunos, 21 professores e 4 funcionários.

As cores que representam o educandário são o vermelho, azul e branco apresentados, inicialmente, no brasão da bandeira que possui as escritas “Família”, “Escola” e “Comunidade”, pilares escolhidos para sustentar a escola. Outro símbolo é o logo que mostra o nome da instituição de ensino entrelaçado em duas linhas que parecem formar um coração, criado nos 50 anos a partir de um concurso público na comunidade. E ainda o hino, escrito na mesma época, pelo professor José Cassiano Braga, tocado pelo professor Elemar M. Müller e gravado por alunos, que traz os desejos diários para a construção da nossa escola.

 

Produzido por alunos da turma de 4º ano do Ensino Fundamental da Emef Brígida do Nascimento, este conteúdo é uma das produções do desafio Minha Escola na História, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História. O desafio, que mobilizou 23 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, tinha como objetivo mobilizar as instituições de ensino a escreverem reportagens que relatassem a história do educandário e possa servir de pesquisa para alunos e a comunidade em geral.

quiz sobre Minha Escola na História

QUIZ | Escola José Duarte de Macedo

responda aqui