Négo Football Club

Uma das sociedades mais antigas de Venâncio Aires é o Négo Football Club, fundado em 29 de junho de 1935. A associação foi criada com o objetivo de reunir a comunidade negra, que, naquela época, era proibida de frequentar clubes e festas tradicionais do município.

Ao longo do tempo, o Négo se tornou uma das entidades afrodescendentes mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Em Venâncio Aires, se tornou muito conhecido pelo Carnaval. A escola Acadêmicos do Samba Négo é a mais antiga do município e uma referência quando o assunto são os festejos. Se você acompanha os desfiles do Carnaval de rua, com certeza já deve ter visto os desfiles do Négo na Osvaldo Aranha e se surpreendido com a ala das baianas, a bateria e os passistas.

  

O responsável por iniciar essa história foi João Generoso dos Santos (foto). Ele era funcionário público e foi na casa dele que aconteceram as primeiras festas e reuniões, que depois passaram a ser realizadas na sede social do Négo. Ele foi presidente do clube por 20 anos. Na foto abaixo, de 1935, um registro dos participantes dos primeiros bailes do Négo e a casa de João Generoso dos Santos, ao fundo.

  

Ataliba Rodrigues e o futebol

Mas, você já deve ter notado que o clube tem o futebol no nome e deve estar se perguntando qual essa relação. Para entender mais sobre isso, é importante apresentar, primeiro, outro personagem importante dessa história: Ataliba Rodrigues. Ele foi o primeiro negro a jogar no Esporte Clube Guarani, o principal time de futebol de Venâncio Aires. Na década de 1930, o Guarani era um clube da elite branca do município, apenas com jogadores brancos.

Conforme relatos antigos, Ataliba era um bom jogador e atuava em diversas posições na equipe, inclusive como goleiro. Apesar disso, era alvo de racismo, sendo xingado pela torcida quando o time perdia.

A partir disso, os afrodescendentes tiveram a ideia de criar um clube de negros e para negros. O historiador Jair Luiz Pereira, no livro Abrindo o Baú de Memórias, explica que, com a criação do clube de futebol, a população afrodescendente passou a ter mais uma opção de lazer. O Négo recebia outros clubes da região, nos sábados à tarde, para os jogos. Já a premiação era entregue durante o baile, na parte da noite. “Dessa forma, o Négo passou a representar a ligação e integração social entre os clubes formados por afrodescendentes dos vales do Taquari e Rio Pardo”, comenta o historiador.

Desde a sua criação, o Négo não foi apenas um clube de futebol. A entidade realizava bailes e eventos como o ‘Baile de São Sebastião do Négo’. Além disso, com a sociedade, negros passaram a ter uma sede para realizar eventos sociais como aniversário e casamento.

Escravidão, preconceito e os clubes para negros

A abolição da escravatura aconteceu em 13 de maio de 1889, com a assinatura da Lei Áurea. Antes disso, havia sido aprovada a Lei do Ventre Livre, em 1871. Foi aí, a partir do fim do século XIX, que começaram a surgir clubes sociais negros.

No entanto, o fim da escravidão não significou igualdade para os negros. O racismo e o preconceito se tornaram ainda mais evidentes. Os afrodescendentes eram proibidos de entrar em muitos locais, incluindo clubes, festas e eventos de brancos. Em Venâncio Aires, isso também acontecia.

Foi em meio a essa situação que a Sociedade Négo surgiu, em 1935, como uma opção de lazer para os negros. Naquela época, só os afrodescendentes podiam participar das atividades no local. Mais tarde, foi criado o ‘reservado’, espaço para brancos olharem os bailes, mas sem dançar. Com o tempo, isso mudou e, assim como em outras sociedades e locais para festas, todas as pessoas puderam ter livre acesso.

A sede do Négo está localizada na rua Henrique Vila Nova, 1520, no bairro Cidade Alta. Diferente da maioria dos clubes negros que surgiram no fim do século XIX e no início do século XX, o Négo é um dos poucos que permaneceu ativo. Em 2022, a entidade completou 86 anos.

 

Biblioteca João Generoso

A Associação Négo conta com biblioteca, com mais de 300 livros. O espaço leva o nome do fundador da associação, João Generoso, que nasceu em 20 de agosto de 1884 e morreu aos 98 anos. João Generoso também foi um dos criadores do Carnaval e da Festa de São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires. 

Mulata Café

Em 1960, a Sociedade Négo promoveu o primeiro concurso de beleza da mulher negra de Venâncio Aires: o Miss Mulata Café, realizado até os dias atuais. Essa primeira edição foi realizada por um promotor de eventos da cidade de São Paulo. Quem conquistou o título de primeira Mulata Café foi Onice da Silva (foto), tendo como suplentes Sueli dos Santos e Élia da Silva.

Fonte: Livro Abrindo o Baú de Memórias e reportagens da Folha do Mate

 

QUIZ | Clique aqui para testar seus conhecimentos sobre a Sociedade Négo

Glossário

Lei Áurea: lei nº 3.353, assinada pela pricesa Isabel, filha de Dom Pedro II, em 13 de maio de 1888. Essa lei declarou o fim da escravidão no Brasil.

Lei do Ventre Livre: essa lei estabeleceu que, a partir de 28 de setembro de 1871 em diante, as mulheres escravizadas dariam à luz apenas bebês livres. De acordo com a lei, não nasceria mais nenhum escravizado em solo brasileiro. Ela fazia parte dos planos de abolição lenta e gradual no Brasil. 

quiz sobre Curiosidades

QUIZ | Chimarrão

responda aqui

QUIZ | Venâncio de Oliveira Ayres

responda aqui

QUIZ | Biblioteca Pública Caá Yari

responda aqui

QUIZ | Clube de Leituras

responda aqui