Vila Mariante, o berço de Venâncio

Venâncio Aires passou a ser município em 1891. No entanto, essa história começou bem antes. Inicialmente, o território era habitado por indígenas. O primeiro registro de posse de terras é do ano de 1762, quando os açorianos Francisco Machado Fagundes da Silva e Rita Josefa de Bittencourt receberam uma sesmaria – uma área de terras repassada pelo rei de Portugal, que administrava o Brasil.

Essas terras ficavam onde hoje está localizada Vila Mariante, que é o 2º Distrito de Venâncio Aires e é por onde passa o rio Taquari. Nesse local, começou a se formar um povoado, que passou a ser chamado de Faxinal dos Fagundes. Este foi o primeiro nome do município. Você já ouviu falar?

Um fato curioso é que os donos da terra nunca moraram no local. Eles trouxeram os escravos para trabalhar no campo e ocupar as terras, mas Francisco, que era militar, residia em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. Quem realmente trabalhava na área de terra, fazendo com que elas fossem produtivas, eram escravos negros e mestiços. Na prática, eram eles que tinham a tarefa de explorar e defender a terra, garantindo o desenvolvimento do local. As principais atividades nesse período eram a pecuária extensiva, o extrativismo de madeira e erva-mate e o plantio de alimentos para consumo próprio.

Outras famílias vindas de Portugal, da ilha dos Açores e Madeira, moraram na região de Mariante e Estância Nova. Elas chegaram entre os anos de 1760 e 1800 e se instalaram na margem direita do rio Taquari, entre os arroios Castelhano e Taquari Mirim. Além disso, pessoas vindas de outros estados brasileiros, como Bahia e Rio de Janeiro, também estiveram entre os primeiros moradores de Venâncio. A maioria eram militares que trabalhavam para o Império e lutaram na Revolução Farroupilha (1835 – 1845) e na Guerra do Paraguai (1864 – 1870).

Outro personagem importante nessa história foi o coronel Antônio Joaquim da Silva Mariante. Já deu para notar que o nome dele tem relação com o distrito de Vila Mariante, não é mesmo?! 

Em 1856, o Coronel Mariante fundou a primeira colônia de imigrantes alemães, na região onde hoje é a localidade de Estância Nova, 9º Distrito de Venâncio. Essa colônia recebeu muitas pessoas que vieram da Europa em busca de melhores condições de vida no Brasil e adquiriram os lotes de terra vendidos pelo coronel Mariante.

Outras pessoas da família Mariante também marcaram a história, como o coronel Narciso Mariante de Campos, que foi intendente municipal em 1897, poucos depois de Venâncio Aires se tornar município (1891). Naquele ano, todo o território da antiga sesmaria foi transformado no Segundo Distrito de Venâncio: Vila Mariante. Outro destaque é a casa que pertenceu a Manuel Gomes Junqueira e Maurícia Mariante Junqueira e segue até hoje em Vila Mariante. A residência foi construída entre 1863 e 1865. São quase 160 anos, não é a toa que ela esteja em condições precárias. 

Fonte: Livro Abrindo o Baú de Memórias e publicação História dos Distritos de Venâncio Aires, da Folha do Mate.

 

Glossário

Extrativismo: coleta de materiais da natureza. É a atividade mais antiga realizada pelos homens, antes mesmo do que a agricultura e a pecuária.

Pecuária extensiva: criação de gado em grandes áreas de terra.

Intendente municipal: cargo equivalente ao de prefeito do Município, quando não havia eleições.

 

QUIZ | CLIQUE AQUI PARA TESTAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O INÍCIO DO MUNICÍPIO

 

fotos

quiz sobre Curiosidades

QUIZ | Chimarrão

responda aqui

QUIZ | Venâncio de Oliveira Ayres

responda aqui

QUIZ | Biblioteca Pública Caá Yari

responda aqui

QUIZ | Clube de Leituras

responda aqui